A prova de mar José Freitas resulta da sinergia criada entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Natação de Lisboa no intuito de fazer renascer no Tejo as tradições que serviram de berço para o crescimento da natação em Portugal.
Um dos nomes que “cresceu” nestas águas foi José Freitas, mais tarde conhecido como o golfinho de Gibraltar.
Lisboeta natural da freguesia do Socorro, José Freitas aprendeu a nadar no Tejo, numa época em que as piscinas eram muito escassas. Essa sua ligação ao rio fez com que se desenvolvesse enquanto nadador de médio e longo curso, fake hublot big bang passando horas e horas dentro das águas do Tejo, o qual foi palco de afincado trabalho para aquela que foi a sua maior conquista enquanto atleta: a travessia do Estreito de Gibraltar.
Em Setembro de 1962, José de Freitas alcança esse feito conseguindo atravessar o Estreito de Gibraltar em tempo recorde, sendo uma das maiores conquistas da natação portuguesa de todos os tempos.
Esta prova serve para homenagear o homem que muito contribuiu e ainda contribui para a natação portuguesa e as águas abertas em particular, e para celebrar o rio Tejo, musa inspiradora de poetas mas também berço da natação portuguesa.
José Freitas Águas Abertas – Prova do Tejo
Com um palco natural de excelência, as águas do Tejo irão acolher uma prova de águas abertas realizada em circuito num troço entre o Cais da Colunas e o Cais do Sodré.
Com a beleza natural do Tejo, e dispondo de um espaço envolvente profundamente reabilitado que permite a possibilidade de acompanhar junto à margem todo o percurso de prova, este evento desportivo pretende crescer no tempo e fazer perdurar os valores que levaram à sua criação.