
Na edição 2019 da José Freitas Águas Abertas, Rafael Gil e Angélica André confirmaram o favoritismo à partida e venceram a terceira edição da prova da capital.
Foram muitos os que ocorreram mais uma vez ao Terreiro do Paço e ao Cais das Colunas para presenciarem mais uma edição da prova que homenageia a figura de José Freitas, o Golfinho de Gibraltar, sendo presenteados com um magnifico dia de sol e um enquadramento cénico das mais belas do mundo.
A edição deste ano contou com 160 inscritos, tendo destes 128 competido (92 na prova de 3km e 36 na de 1Km), com uma temperatura da água de 19.5ºC, o que permitiu aos nadadores decidirem o uso ou não de fato isotérmico.
Na prova federada desde cedo que o favorito Rafael Gil se destacou na liderança com mais de 50m de avanço no final da primeira volta, aumentando gradualmente a vantagem até ao final. Completou os três quilómetros em 40:30.15. No grupo perseguidor seguiam o atleta do União de Coimbra Martim Machado, o Diogo Nunes (FCP), os atletas do Rio Maior Gonçalo Barbara e João Canadas e a Angélica André (CFP) que cedo se destacava das suas concorrentes para a classificação feminina.
Na meta foi o atleta portista a levar a melhor sobre os companheiros de grupo, com Martim Machado a fechar o pódio. Angélica André venceu a classificação feminina com o tempo de 42:55.96 (chegando em quarto absoluto), com Cátia Agostinho e Helena Carvalho nas restantes posições do pódio.
Na prova Open os vencedores em ambos os géneros são atletas da Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris, Daniel Rochinha Pedro e Madalena Rodrigues Tomé.
Antes da competição houve lugar a uma pequena cerimónia simbólica a mais uma homenagem ao José Freitas, pelos dois clubes da cidade que celebram o seu centenário neste ano: o Clube Futebol Os Belenenses e o Clube Nacional de Natação. Estiveram presente elementos das direções e atletas de ambos os clubes que simbolicamente juntaram-se à homenagem do patrono da prova.
Também estiveram presentes no evento o Vereador do Desporto da Camara Municipal de Lisboa Carlos Castro, o Presidente do Comité Olímpico Portugal José Manuel Constantino, a Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude Sónia Paixão, O Diretor do Departamento de Desporto da CML João Pedro Monteiro, António Bessone Basto, para além de outras figuras históricas da modalidade.
Fecha-se o pano a mais uma edição da José Freitas Águas Abertas.