José Carvalho e Angélica André vencem a primeira edição da prova que homenageia José Freitas.
Num cenário irrepreensível, em frente a um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, e do próprio José Freitas, decorreu no Rio Tejo a prova de águas abertas que se tornou num poço de emoções, simbolismos e significado, culminando com a vitória absoluta de um dos seus alunos, José Carvalho da SFUAP.
Sol e calor marcaram a primeira edição da prova, com uma temperatura de água de 21 graus, o cenário estava perfeito para o homenageado buscar no baú das memórias os melhores momentos vividos na sua carreira de mais de 75 anos dedicados à natação. “Deste cais das colunas saí para toda a parte: Belém, Alhandra, Cascais, etc” disse o próprio no local.
Às 13h25 os nadadores da prova Open/Mass Event marcaram o regresso pelo segundo ano consecutivo de uma prova de águas abertas ao Rio Tejo. Dez minutos depois, os 61 atletas federados em águas abertas e master águas abertas partiram para a prova mais longa de 2.500 metros de distância. Entretanto a prova curta foi ganha pela Sofia Rolão e pelo André Branco. Cerca de vinte minutos depois José Carvalho e Mário Bonança terminaram a sua prova lado a lado, com o primeiro a levar a melhor. Pedro Pinotes que seguiu sempre no grupo da frente terminou somente a 7s do vencedor. Rafael Gil chegava depois com Angélica André a sagrar-se a vencedora no setor feminino, seguida da Alexandra Frazão e Eva Carvalho.
Para a história ficam os inestimáveis “snapshots” de emoções e memórias de um dia que será sempre lembrado quer pelo homenageado, quer pelos 70 atletas que alinharam à partida, para além da magnifica moldura humana que assistiu e vibrou com o momento, quer fossem os convidados, os amantes da natação ou os turistas que se aglomeraram com curiosidade.
Para além naturalmente de toda a família do Prof. José Freitas, várias foram as personalidades e amigos que marcaram a sua presença no evento, entre os quais o Sr. Vereador do desporto da C.M.Lisboa Jorge Máximo, o Comodoro Oliveira Silva em representação do Chefe do Estado Maior da Armada, o Presidente da FPN António José Silva, os membros da AG da ANL Carlos Fernandes e Silvestre Rivero e uma visita muito especial de elementos da Direção do Clube Futebol Os Belenenses, que fizeram questão de entregar uma pequena lembrança de homenagem ao nadador que levou o nome do CFB e de Portugal aos mais altos patamares da natação nacional e internacional.
A Direção da Associação de Natação de Lisboa agradece a todos os que de forma direta ou indireta colaboraram na organização deste magnifico evento, com especialmente destaque para a Marinha Portuguesa, o Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada, a Associação Náutica do Seixal, à Federação Portuguesa de Natação, ao Kayak Clube do Tejo, à Optic, à Sotécnica, à equipa de arbitragem da ANL e a todos os voluntários que no local foram peça decisiva para que tudo funcionasse.
Ao coorganizador, a Camara Municipal de Lisboa, a Direção da ANL tem uma palavra muito especial de agradecimento na confiança depositada nesta instituição, para além de congratular todo o staff sem exceção pelo esforço e dedicação revelados. Equipa ganhadora sem dúvida alguma.
Para a posteridade ficam os resultados completos, que se encontram disponíveis aqui.