O Sport Lisboa e Benfica foi o grande vencedor do XI Meeting Internacional de Lisboa, suplantando o Sporting Clube de Portugal e a Seleção da Associação de Natação de Coimbra. Com várias vitórias e segundos lugares em provas individuais por parte de Miguel Nascimento, Diana Durães, Leonardo Schilling, Victoria Kaminskaya e Cláudia Borges, a formação da Luz foi cimentando a liderança que cedo conquistou logo no primeiro dia.
Na segunda posição terminou o Sporting Clube de Portugal, e em terceiro a Seleção da Associação de Natação de Coimbra.
No entanto, o MIL na sua edição XI ficou marcado quer por elevadíssimas prestações individuais, culminando num total de 12 recordes nacionais (2 deles absolutos) e 5 novos recordes de meeting. Vários nadadores estiveram em evidência quer individualmente como Alexis Santos, Diogo Carvalho, Gabriel Lopes, Diana Durães, Ana Catarina Monteiro ou Tomás Veloso, quer por provas muito bem disputadas e emocionantes, como os 200 estilos masculinos, 400 estilos femininos, os 50 e 100 costas femininos ou os 100 mariposa masculinos, só como alguns exemplos. A competição esteve ao mais alto nível com disputas pela vitória até ao último centímetro.
Mas as maiores atenções individuais acabaram por recair sobre duas júniores do Sport Algés e Dafundo: Rafaela Gomes Azevedo e Ana Reis Sousa. A primeira nas provas de costas, a segunda nas provas de livres.
Rafaela Azevedo abriu a contagem de recordes nacionais no primeiro dia com um fantástico recorde nacional absoluto e do seu escalão de júniores de 17 anos, ao discutir no limite a vitória na prova, averbando 1:03.39, sendo só batida pela irlandesa Danielle Hill. O anterior máximo pertencia ainda a Maria Carlos Santos, obtido em 1995, com 1:04.15.
Também no primeiro dia, Ana Reis Sousa na final dos 200 livres bateria o recorde nacional do escalão de júniores 17 anos com a marca 2:03.65 (anterior máximo de 2:03.70 era da Diana Durães desde 2013).
O primeiro dia não terminaria sem outro recorde nacional, desta feita pela Seleção Nacional Pré-Júnior feminina, nos 4x100m estilos. A formação composta por Ana Oliveira, Margarida Ferreira, Mariana Cunha e Maria Moura estabeleceram o novo máximo do escalão de juvenis e juvenis A em 4:24.94.
Existiram ainda três novos recordes do Meeting: Danielle Hill (Larne) nos 50m livres (26.02), Diogo Carvalho nos 200m estilos (2:00.58) e nos 100m bruços (1:03.26).
Ana Sousa viria ela também a melhorar um máximo do escalão Jun17, desta vez nos 100m livres, ao fazer na final 57.15, que lhe valeu também a vitória na prova. O anterior máximo (57.63) pertencia à Beatriz Viegas desde 2013.
No segundo dia de competições o alto nível manteve-se e com as mesmas protagonistas.
Rafaela Azevedo logo nas eliminatórias pela manhã batia o recorde nacional do escalão Jun17 nos 50m costas (29.35), melhorando a marca obtida três semanas antes em Antuérpia (29.67). Mas o melhor viria pela tarde, já que não só voltaria a bater o recorde nacional do escalão, como batia o recorde absoluto, com a marca de 29.24, que já lhe pertencia desde o último Open de Portugal (29.33).
Depois de no primeiro dia, numa prova de cortar a respiração nos 200m estilos, entre o Diogo Carvalho, Alexis Santos e Gabriel Lopes, terminando os dois primeiros separados por 9 centésimos, Alexis viria a estar novamente em evidência no segundo dia, desta feita na final dos 400 estilos, obtendo mais um recorde do Meeting, levando a melhor sobre o seu colega de equipa João Vital, averbando 4:21.13.
Acrescente-se ainda que nesta mesma prova, mas no setor feminino, foi possível assistir a um golpe de teatro da Diana Durães, que nos últimos cem metros recuperou mais de quatro segundo de atraso da sua colega de equipa Victoria Kaminskaya, em outras das muitas provas emocionantes que se pode assistir no Complexo de Piscinas do Jamor.
O XI Meeting Internacional de Lisboa/WOS voltou a aumentar a oferta de prémios. Assim, a World of Sports em parceria com a Arena e a Turbo ofereceram kits e vales de desconto às três melhores performances masculinas e femininas.
Os vencedores:
- Masculinos: Diogo Carvalho, Alexis Santos e Gabriel Lopes
- Femininos: Diana Durães, Ana Catarina Monteiro e Victoria Kaminskaya.
Pelo terceiro ano consecutivo, o MIL voltou a ser difundido em livestream, e os videos podem ser consultados aqui: https://anleventos.com/live-stream/
Para a posteridade ficam não só os recordes mas um conjunto de resultados de alto nível e provas muito emocionantes proporcionadas pelos atletas de elite.
Fecha-se assim o pano de mais uma edição de sucesso do Meeting Internacional de Lisboa/WOS. Estiveram inscritos 663 atletas de 72 clubes, 2 seleções regionais e 1 seleção nacional, em mais um recorde de participação.