Rafael Lourenço Gil foi o grande vencedor absoluto da segunda edição da José Freitas Águas Abertas – Prova do Tejo. Alexandra Frazão foi a grande vencedora no género feminino.
No cenário magnifico que proporciona o Rio Tejo e o Terreiro do Paço, o líder do Circuito Nacional de Águas Abertas cedo se destacou na liderança da prova rainha (os 3Kms), com um forte andamento logo na primeira volta. Terminou com o tempo de 40m50,30s, mais de dois minutos e meio de vantagem para o segundo classificado, o atleta individual da ANNP Diogo Barbosa Nunes, que foi mais forte na luta final pelos restantes lugares do pódio, superiorizando-se a José Paula Carvalho o vencedor da primeira edição da prova.
O pódio feminino foi inteiramente para as atletas do CASPAE: Alexandra Frazão, Ana Rita Queiroz e Matilde Alves Florêncio.
Na prova Open/Mass Event de 1.000m, a vitória coube ao atleta de natação pura da Soc. Fil. Gualdim Pais, Bernardo José Dionísio, seguido de Daniel Machado e Bernardo Salvador. No sector feminino a vitória foi alcançada pela Márcia Gonçalves (CNN), seguida de Nina Lackner e Iciar Nevado.
A José Freitas Águas Abertas teve à partida 142 nadadores (dos 166 inscritos), tendo terminado 133, não se tendo registado desclassificações.
A entregar os prémios estiveram o patrono da prova o Prof. José Freitas, o Comodoro Ferreira Seuanes (em representação do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional), o Comandante Alcobia Portugal (Presidente do CNOCA), Professor João Pedro Monteiro (Diretor de Departamento Act. Física e Desporto da CML), Dra. Margarida Reis (Chefe Divisão da CML), Vera Costa (Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Natação) e Miguel Santos (Presidente da ANL).
A José Freitas Águas Abertas – Prova do Tejo foi uma organização conjunta da Associação de Natação de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa, e contou com as preciosas colaborações e apoios da Marinha Portuguesa, do Clube Náutico de Oficiais e Cadetes da Armada, da Federação Portuguesa de Natação, dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa, dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, do Kayak Clube do Tejo, do Sport Algés e Dafundo, da Câmara Municipal de Oeiras, da Optic e da Sotécnica.